BREAKING NEWS

segunda-feira, 21 de julho de 2014

COMO ESCOLHER UMA MOCHILA CARGUEIRA


Caros amigos, este post é para que você amigo compre uma boa mochila sem sustos ou surpresas desagradáveis. Claro que você pode não dar ouvidos a muita coisa aqui escrita, mas com toda certeza na segunda mochila que comprar, se lembrará de cada paço. Boa leitura.


No final do post vídeo de review mochila Deuter aircontact pro 70+15l

  O Mais importante antes de ir comprando qualquer mochila é se informar. Nunca compre sem saber o que você quer e como quer e para o que quer. 
   Vou escrever pelo grau de importância os primeiros paços para adquirir uma mochila para acampamentos. Baseado em minha experiencia de varias mochilas e algumas decepções e principalmente aperto em trilha. A primeira coisa que pensei na época foi o preço. Então vamos começar por ai o preço. Mas lembre-se que tem outros pontos. 

  • Preço,
  • Tamanho,
  • Beleza, 
  • Marca, 
  • Conforto, 
  • Qualidade e garantia. 

      Acredite antes de você comprar uma "mocha" deve sim prestar bem a atenção nestes 6 passos. A coisa é tão seria que no momento da elaboração desta matéria, aprendi uma dica muito boa sobre os zíperes(depois explico). 

Os paços certos devem ser:
1º Garantia, 
2º Conforto, 
3º Tamanho, 
4º Preço, 
5º Marca (atenção), 
6º Beleza. 

Bem essa seria a melhor ordem para comprar uma mochila, mas vamos seguir uma ordem muito comum que a maioria das pessoas fazem. 
Então vamos lá o preço.
O Preço
As mochilas cargueiras podem variar de 100,00 a 2.000,00. Como tudo tem um equilíbrio vamos tentar achar um no preço. Sabe aquele ditado "o barato sai caro"? Então isso é muito verdade quando se trata de mochilas cargueiras. Minha primeira mochila cargueira era uma com tecido de piscina emborrachada, em valores de hoje eu paguei uns R$ 70,00 super feliz fui subir o pico Marumbi, e já no trem a mochila teve um pequeno rasgo, que na trilha foi aumentando, e com a chuva ela se tornou um saco de água. Foi um grande tormento. Com isso te dou uma dica, se quer economizar comprando uma "coisa" barata, nem compre. Claro que também gastar uma fortuna é um erro igual. As mochilas de boa qualidade começam a partir de uns R$ 300,00 (valores de 21/07/2014) Mas amigo você deve concordar comigo que 300,00 é muito dinheiro mas se você entender que qualidade beleza conforto e durabilidade fazem esse valor parecer uma ninharia.   
O Tamanho
Eu tenho 3 mochilas, uma mochila de ataque trilhas e rumos 20 litros, uma Conquista de 40 litros e uma cargueira Deuter 70+15 litros. As mochilas possuem estas medidas por litros para suas capacidades de carga e não de peso, vale lembrar que uma mochila de 20 quilos é inviável e não aconselhável para a maioria das trilhas. 
Mochila boa é mochila leve. Portanto pense bem no que deseja levar e compre uma mochila com o tamanho certo - não compre uma maior do que precisa. Lembre-se quanto maior é a mochila, maior é o peso. Os tamanhos estão abaixo.

Tamanhos

  • Até 40 litros: mochila de ataque e para caminhadas de um dia.
  • De 40 a 60 litros: caminhada de um dia onde se faz necessário mais equipamentos ou água, ou de dois dias sem uso de barraca.
  • De 60 a 75 litros: caminhadas de dois a três dias + barraca.


  • Acima de 75 litros: caminhadas longas, que exigem muito equipamento e comida.

  • Ataque 
    A Mochila de ataque é bem pequena de 5 litros até 40 litros. Possui uma ótima ergonomia, mas pouco espaço, a ideia é de ser uma mochila tão adaptada ao corpo que não se sinta com uma mochila nas costas. Claro que ela não serve para acampamentos com pernoite, onde carregar um barraca dentro dela é quase impossível. Devemos lembrar que ela tem uma função e é de carregar algum alimento tipo barrinhas de serial, água, um casaco, uma lanterna, protetor solar, repelente, boné ou chapéu. 

    Vamos dar uns exemplos de utilização:

    PRAIA - Uma ida até uma praia mais distante, tendo sol insetos calor areia e cansaço. Levar uma toalha, água, repelente, protetor solar, umas coxinhas(eta farófa) um dinheirinho. 
    CAVERNA - Uma muda de roupa, lanterna, água e alimento. Claro se for uma caverna pequena de trajeto simples onde não se use equipamentos de escalada ou rapel.
    MONTANHA - Uma montanha de trajeto curto que possa ser feito em um dia, levar: água, alimento, um casaco e maquina fotográfica.  

       
    Cargueira
    Inegavelmente a mochila cargueira é um dos ícones, visualmente falando, de todo praticante de atividades outdoor.
    Na sua mochila cargueira irá conter a sua casa por onde quer que você vá . Seja você mochileiro, escalador, caroneiro, campista , montanhista ou qualquer outra atividade outdoor que necessite carregar um “mundo de coisas” nas costas, a sua mochila cargueira irá lhe acompanhar. O importante é estabelecer os parâmetros que definem uma mochila cargueira. Mochila “cargueira” é toda e qualquer mochila com capacidade de carga entre 55 a 90 litros ou mais.
    Existem especialistas e teóricos que definem a mochila cargueira para até mesmo uma capacidade menor que a citada acima. Porém apesar da discordância, o limite acima é a amplitude largamente utilizada pela indústria de mochilas. Abaixo desta capacidade são mochilas intermediárias ou de viagem (de 30 a 55 Litros), e mochilas de ataque ( de 5 a 30 litros).
    Se você tem uma mochila, ou até mesmo provou uma e esta o machucou : jogue ela fora !! Uma mochila NUNCA deve machucar as suas costas. Aquilo que é incômodo hoje, pode virar alguma lesão mais séria posteriormente.
       Em resumo o tamanho ideal estão entre 50 e 70 litros. Mas pensar em ter mais de uma mochila seria o ideal para cada ocasião. 

    Eu como disse anteriormente tenho 3 mochilas, Quando fui para o pico paraná, com o clima pesado e pernoite, a ideal foi a cargueira de 70+15L. Em outra ocasião ao subir o pico Caratuva usei a cargueira de 45L, pois era uma subida de um dia de clima leve e sem pernoite. Em outra ocasião em uma trilha de bike de 40 Km usei a mochila de ataque de 20 litros.

      A Beleza
    A beleza está diretamente ligada a a qualidade. A consequência de anos de pesquisa, combinação de materiais e um desenho de projeto, fazem com que a mochila traga conforto e uma beleza no desenho.
    Não quero menosprezar ninguém, muito menos dizer que beleza é fundamental, mas ter um equipamento nas costas que parece um saco, não dá né.  Isso não é tão importante mas a beleza está ligada ao desenho, e este a ergonomia, e por sua vez a sua qualidade, então é correto afirmar que na maioria, toda mochila de qualidade superior é uma bela "mocha". 
      
    A Marca
    Vou listar algumas marcas nacionais e internacionais:
    As Marcas devem possuir uma história, um inicio. Essa marca na qual você está de olho, é de que? De uma empresa da area de esportes outdoor? Montanhismo? ou somente uma empresa de equipamentos e nada mais que isso?
    Sabe aquelo bordão "não é nenhuma Brastemp" pois então assim como todo produto existem também mochilas, que são uma "Brastemp". Antes de comprar uma mochila entenda porque algumas são tão caras e outras tão baratas. Assim como existe o outro lado da moeda, existem mochilas que são iguais , mas o peso da marca encarece. Veja as marcas a baixo e pesquise. 

    Brasil:
    http://www.altoestilo.com
    http://www.acampar.com.br
    http://www.bagsadventure.com.br
    http://www.conquistamontanhismo.com.br
    http://www.curtlo.com.br
    http://www.deuter.com.br
    http://www.equinox.com.br
    http://www.poc.com.br
    http://www.trilhaserumos.com.br

    Argentina:
    http://www.makalu.com.ar/
    http://www.outside.com.ar/

    Chile:
    http://www.doite.cl
    http://www.lippioutdoor.com/

    Europa:
    http://www.berghaus.com
    http://www.camp.it
    http://www.cilao.com
    http://www.crux.uk.com
    http://www.ferrino.it
    http://www.haglofs.se
    http://www.jack-wolfskin.com
    http://www.karrimor.com
    http://www.klattermusen.com/
    http://www.lightwave.uk.com
    http://www.mammut.ch
    http://www.millet.fr
    http://www.podsacs.com
    http://www.quechua.com
    http://www.raidlight.com
    http://www.salewa.com
    http://www.wilsa-sport.com

    EUA.:

    http://www.arcteryx.com
    http://blackdiamondequipment.com
    http://www.jandd.com
    http://www.cilogear.com/
    http://www.tylerdavis.com/sonicdev/v2_html/index.php
    http://www.golite.com
    http://www.gossamergear.com
    http://www.gregorypacks.com
    http://www.kelty.com
    http://www.lowealpine.com
    http://marmot.com/
    http://www.ospreypacks.com
    http://www.sixmoondesigns.com/
    http://www.thenorthface.com
    http://www.ula-equipment.com/
    http://wildthingsgear.com
    http://www.zpacks.com



    Conforto
     Bem o conforto está ligado ao preço, a qualidade, o desenho e a marca da mochila. Mas uma dica é válida. 
    " Conforto é = (igual) a performance "
     Toda mochila cargueira que prese pelo conforto possui algumas características para uma maior performance. Mas afinal o que é conforto e performance? 
    Uma mochila carregada em media pode pesar de 10 a 20 quilos. Este peso adicional pode machucar e causar serias contusões. Quanto mais confortável (ergonômica e desing inteligente) nos dão um bom retorno em performance e proteção.     

    Nesta foto vemos o seguinte. Um homem forte com duas mochilas amarradas nas costas. Não sei quanto ele andou pode ser que ele tenha saído do carro e andado apenas 15 minutos, mas note o seguinte largura da carga apartir de suas costas é muito grande forçando os musculos das costas a manter o corpo ereto, do contrario ele tombaria para traz. Esse movimento de manter o equilíbrio Ã© o principal motivo de lesões e desgaste físico extremo. 
     Sendo o caso de uma caminhada longa por uma trilha, pode ocasionar quedas. Por esse motivo as mochilas possuem um desenho e características para dar maior conforto e distribuir o peso da mochila na cintura e nos ombros. Vamos e estas características

    Características
    • Costasampliada-novo-costado-futura-vario-45---10[1]
    Toda mochila cargueira deve ter acolchoamento adequado na região que irá estar em contato com as costas.
    Não necessariamente é o volume de acolchoamento, e sim a qualidade dele, ou seja não se impressione com costados exageradamente acolchoados.
    A explicação da necessidade de acolchoamento é devido ao fato que a carga a ser carregada ser pesada, e por isso não deve machucar o mochileiro.

    A quantidade de acolchoamentos nem sempre determinará o conforto e eficiência da mochila.
    Toda mochila cargueira de qualidade deve ser preparada para a absorção do suor além de ser resistente à abrasão.
    Uma mochila cargueira de qualidade possui um bom sistema de ventilação para as costas minimizar o suor.
    Um produto de qualidade ainda oferece a opção de regulagem da altura das alças.
    Na região das costas há uma estrutura metálica, uma armação para preservar a forma da mochila.
    Esta armação é interna à mochila.
    É imprescindível que o usuário deva experimentar o produto antes de comprar.
      mochila[1]
    • Alças
    As alças da sua mochila também são acolchoadas, e contém uma característica singular às cargueiras : a quantidade de fitas de regulagem.
    A quantidade de fitas de regulagem também é um indicador de qualidade de uma mochila cargueira.
    Produtos de qualidade possuem variações de quantidade de fitas e fivelas de ajustes.
    São pelo menos 4 regulagens importantes. A de baixo da alça acolchoada, as de cima das alças acolchoadas o peitoral e as das costas que liga a estrutura metálica a barrigueira a uma outra que é ligada as alças, fica escondida debaixo das forração das costas na mochila. Ela regula a altura das alças, para pessoas de alturas diferentes.

     Barrigueira
    Toda mochila cagueira DEVE ter uma barrigueira ajustável.
    Ela serve para que o peso da mochila seja distribuído entre a cintura e os ombros.
    A barrigueira deve ser ajustável, e ter um acolchoamento de qualidade para oferecer conforto ao usuário.
    Mochilas de qualidade superior possuem ainda pequenos bolsos na barrigueira para oferecer opções de armazenamento de materiais pequenos.

    Bolsos laterais
    Uma mochila cargueira em geral possui bolsos laterais para que sejam armazenados itens básicos e que podem ser acessados com rapidez, como por exemplo comidas, remédios ou mapas.
    Os bolsos laterais não devem ser grandes em demasia para não permitir que o que seja armazenado nele tire o equilíbrio do usuário. Algumas cargueiras especificas de neve não possuem bolsos do lado de fora.

    Zíperes
    37f9c764[1]Uma boa dica a quem pensa em comprar qualquer mochila. Verifique se os zíperes é verificar se são da marca “YKK”.
    Esta dica serve para identificar se a mochila é de qualidade, ou se foi fabricada no método conhecido popularmente como “xing-ling”.
    O melhor zipper do mercado esta presente em qualquer produto de boa qualidade.
    Um produto de qualidade superior permite acesso rápido ao conteúdo interno. Imagine um zíper destes travar, quebrar ou abrir sendo impossível fechar. É uma experiencia que ninguém quer passar.
    Qualidade e Garantia
       Esse sem duvida é o mais importante de todos, lembre-se que as mochilas de acampamento sofrem muito, são postas nas mais diversas condições e são levadas ao extremo de suas capacidades. Ter uma mochila com garantia é muito bom negócio.
       A qualidade da mochila é evidente também pela forma de garantia oferecida pela empresa fabricante. Uma garantia de 2, 3 ou mais anos é um sinal de que a fabricante acredita em seu produto e realmente possui um produto de excelente qualidade. 

    Vou dar o exemplo da minha mochila, uma Deuter aircontact pro 70+15l
    GARANTIA DEUTER

    Para defeitos de fabricação como costuras, zíperes e fivelas, os produtos Deuter estão garantidos por 3 (três) anos após a data da compra. Nesses casos, os produtos serão reparados ou substituídos (no caso de não haver reparo satisfatório possível). Durante os 3 anos da garantia Deuter, as despesas de envio de qualquer produto para reparo/análise ficam por nossa conta.
    ASSISTÊNCIA TÉCNICA PERMANENTE

    Além da Garantia Deuter, oferecemos a Assistência Técnica Permanente, oferecida pela empresa responsável pela representação e distribuição da marca Deuter no Brasil. 
    Esta assistência será prestada por toda a vida útil do produto, sem no entanto, prever a possibilidade de sua substituição. Para a execução dos serviços da Assistência Técnica, a empresa efetuará a seu critério, o conserto ou substituição das partes defeituosas do produto, sempre com o objetivo de devolver suas características de funcionalidade e aparência originais.
    Infelizmente nem todo problema inerente ao uso dos produtos pode ser consertado, como abrasão excessiva em tecidos, queimaduras do sol e camada interna de PU.

    O que é "vida útil" do produto? Nenhum produto durará para sempre, isso não é possível, uma vez que o uso irá provocar algum desgaste ao produto. 
    Usos extremos irão acelerar esse desgaste, porém uma Deuter foi concebida para ter alta durabilidade, pois é construída com insumos de primeira linha e alta qualidade nos processos, portanto com um pouco de cuidado sua Deuter vai durar muitos e muitos anos.

        Espero ter ajudado todos e se tiverem duvidas, vocês podem comentar ou fazer perguntas nos comentários. 

    Valeu galera

    Share this:

    Postar um comentário

    PRÓXIMA AVENTURA

    PRÓXIMA AVENTURA
     
    Copyright © 2014 Ricardo Born. Designed by OddThemes